MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II


Considere as afirmações sobre as condições gerais no lançamento do concreto.

I) Fazer com que o concreto seja lançado logo após o batimento, limitando em 2 horas e meia o tempo entre a saída do caminhão da concreteira e a aplicação na obra, ou o mais rápido possível, por isso é interessante conseguir o fornecimento do concreto de uma concreteira mais próxima possível da obra.

II) Limitar em 1 hora o tempo de fim da mistura no caminhão e o lançamento, o mesmo valendo para concretagem sobre camada já adensada e se for o caso, utilizar retardadores de pega, nas obras com maior dificuldade no lançamento.

III) Evitar o acúmulo de concreto em determinados pontos da fôrma, distribuindo a massa sobre a fôrma.

IV) Na altura de lançamento não deve ultrapassar 2,5 metros e, se for o caso, utilizar trombas, calhas, funis etc. para alturas de lançamento superiores a 2,5 metros, pois a altura pode provocar segregação.

V) Molhar abundantemente as fôrmas antes de iniciar o lançamento do concreto.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, III e V estão corretas


As afirmações II e V estão corretas


As afirmações I, II e III estão corretas


As afirmações I, IV e V estão corretas


Todas as afirmações estão corretas 

A história e a idade do concreto proporcionam importantemente as suas características e propriedades. Considere sobre concreto as afirmações a seguir.

I) A partir da pega, o concreto pode ser considerado como um sólido.

II) O concreto é um material em evolução contínua, sendo sensível, às modificações das condições ambientes, físicas, químicas e mecânicas, com reações em geral muito lentas, registradas nas suas características.

III) A qualidade do concreto tem a ver com essas características e propriedades, mas devem ser consideradas relativamente, segundo a qualidade exigida para um determinada aplicação na construção.

IV) O conhecimento das propriedades e características, das suas possibilidades e limitações somados os fatores que se condicionam é o elemento que permite ao engenheiro escolher o material adequado para trabalhar em suas obras.

 

Em relação às afirmações acima:


As afirmações II e III estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.


As afirmações I e II, III e IV estão corretas. 


As afirmações III e IV  estão corretas.


As afirmações I e IV  estão corretas.

Tendo relevante desempenho na aquisição de um concreto aplicável às suas finalidades, a água de amassamento busca especial cautela no que diz respeito a qualidade. Assim, considere sobre a qualidade da água utilizada para a fabricação do concreto.

I) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água ideal para o uso e com a qualidade do concreto, e para o consumo a água é imprópria. 

II) A adequação da água à fabricação do concreto algumas especificações demandam apenas que ela seja limpa e independente de substâncias deletérias.

III) Se a água não deriva de fonte de qualidade legitimada devem passar por ensaios comparativos de resistência que irá verificar a compressão em corpos de argamassa ou de concreto.

IV) A possibilidade de uma água ser ou não utilizada como água de amassamento está acondicionada a duas questões fundamentais, como quais as impurezas que, carregadas pela água, afetam negativamente o concreto, e qual o teor mínimo permissível de impurezas.

V) Para a água de amassamento pequenas quantidades de açúcar e citratos tornam a água precária prejudicando a qualidade do concreto, por outro lado para o consumo a água não é imprópria. 

Em relação às afirmações acima:

 


As afirmações  I, II, III e V estão corretas. 


As afirmações II e III estão corretas.


Todas as afirmações estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.


As afirmações II, III e V estão corretas.

Os concretos pré-moldados têm sido usados cada vez mais nas obras de grande porte. Conforme o livro texto da disciplina de Materiais de Construção II. Considere sobre este tipo de concreto.

I) Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura, por isso, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.

II) Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno.

III) Para a sua utilização, deve ser realizado um estudo criterioso dos custos que envolvem transportes, dimensões das peças, aquisição de formas, tempo de execução, espaço no canteiro, equipamentos disponíveis, controle tecnológico, acabamento e qualidade.

IV) Os pré-moldados ou pré-fabricados de concreto são elementos construtivos produzidos fora do local de utilização definitiva, com emprego intensivo de maquinário e sob rigoroso controle de qualidade capaz de garantir a máxima uniformidade dos elementos.

V) As peças de concreto depois de desinformadas e prontas, são montadas como um grande quebra cabeças, utilizando-se guindastes para levantar as mais variadas peças de vigas, pilares, lajes.

Em relação às afirmações acima:


Todas as afirmações estão corretas. 


As afirmações II, III e V estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.


As afirmações I, II, III, IV estão corretas.


As afirmações I, II e III estão corretas.

Sobre os vidros com lâminas convencionais, considere as afirmações.

I) O vidro natural é um produto laminado com ou sem uma forma padrão, produzido pelo processo de laminação simples porque é opticamente plano, superfícies paralelas não são exigidas. O padrão, se existe um, aparece em uma superfície somente.

II) Vidro ornamental está em uma categoria que cobre o grupo de vidros desenhados para obscurecer tanto para efeito decorativo como para alta dispersão e redução do brilho ofuscante.

III) Vidro “Greenhouse” é uma forma mais precisa, com uma superfície especialmente desenhada para dispersar eventualmente a radiação solar.

IV) O vidro aramado usa métodos de laminação para implantar uma malha de arame no vidro para sustentá-lo junto no caso de quebra, por dano mecânico ou fogo. Pode ser natural ou polido. Tradicionalmente vidros aramados tem tido um lugar importante no projeto de edifícios, sendo um produto que foi cedo considerado conveniente para certos locais de risco.

V) Os vidros com lâmina distinguem-se dos vidros planos em razão do seu método de manufatura, antes dos materiais que o contêm. Apesar disso esta é uma importante família a se considerar, envolvendo a modificação de uma ou ambas superfícies durante o processo de laminação, eles compreendem um grupo de vidros no qual a natureza da transparência é alterada: distorções na superfície alteram o padrão de transmissão da radiação por refracção, e resulta em obscurações visuais.  

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, II, III e IV estão corretas;


As afirmações I, II e III estão corretas;


Apenas a afirmação I está correta;


As afirmações II, III e V estão corretas;


Todas as afirmações estão corretas. 

Sobre a resistência à compressão e a resistência à tração simples, assinale a alternativa correta:


Tração: caracteriza-se pela tendência de encurtamento do elemento na direção da força atuante, quando a força age da extremidade para o interior do material. 


Compressão: a tendência é uma redução do elemento na direção da força de compressão, quando a força age da extremidade para o exterior do material.


Tração: caracteriza-se pela tendência de alongamento do elemento na direção da força atuante, quando a força age da extremidade para o interior do material. 


Tração: caracteriza-se pela tendência de alongamento do elemento na direção da força atuante, quando a força age da extremidade para o exterior do material. 


Compressão: a tendência é um aumento do elemento na direção da força de compressão, quando a força age da extremidade para o interior do material.

Em relação ao concreto auto adensável, também conhecido por CAA, considere as afirmações a seguir.

I) É o concreto em que nenhuma vibração interna ou externa é necessária para a sua compactação. É compactado por si só devido sua alta densidade.

II) São concretos bombeáveis, elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação.

III) A característica de fluidez é obtida com o uso de aditivos do tipo superplastificantes (SP) que quebram a tensão superficial da molécula de água do concreto, fazendo com que ele tenha ótima fluidez. Estes aditivos também reduzem a quantidade de água, mantendo uma relação água/cimento menor para não comprometer sua resistência.

IV) Podem ser aplicados em peças com elevada taxa de armadura, peças esbeltas (baixas espessuras com a mesma resistência) ou em locais onde a vibração é difícil.

V) Por ser fluido e com granulometria contínua tem a sua bombeabilidade facilitada o que possibilita ser lançado a maior altura e/ou a grandes distâncias.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações II e V estão corretas;
As afirmações I e IV estão corretas;
As afirmações I e V estão corretas;
As afirmações II e III estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas. 

Sobre os concretos protendidos e projetados, considere e analise as afirmações a seguir.

I) Concreto projetado é o concreto que é lançado por equipamentos especiais e em alta velocidade sobre uma superfície, proporcionando a compactação e a aderência do mesmo a esta superfície. São utilizados para revestimentos de túneis, paredes, pilares, contenção de encostas, etc.

II) O concreto projetado pode ser lançado por via seca ou via úmida, alterando desta forma a especificação do equipamento de aplicação e do traço que será utilizado.

III) Pode-se considerar sobre concreto protendido que a resistência à tração do concreto está situada na ordem de 10% de sua resistência à compressão, sendo geralmente desprezada nos cálculos estruturais. Encontrar meios de fazer o concreto ganhar força neste quesito é uma das eternas batalhas da engenharia, que tem como uma de suas grandes armas a protensão do concreto.

IV) A protensão pode ser definida como sendo o artifício de introduzir na estrutura, um estado prévio de tensões, através de uma compressão prévia na peça concretada (protensão). Cabos de aço, chamados de cordoalhas, atravessam o concreto maciço e são tensionadas, agindo como pilares no sentido longitudinal à peça de concreto.

V) O concreto protendido pode ser lançado por via seca ou via úmida, alterando desta forma a especificação do equipamento de aplicação e do traço que será utilizado.

Quanto às afirmações acima:


Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações II, III e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
As afirmações I, II, III e IV estão corretas; 
As afirmações I, II e III estão corretas;

Um fator relevante na determinação e controle da resistência à compressão do concreto é a existência de certa correlação entre essa resistência e a resistência à tração do concreto. A partir dessa informação, analise as afirmações.

I) A resistência à tração na flexão equivale, aproximadamente, à quinta parte da resistência à compressão do concreto.

II) a resistência à tração simples é igual à décima parte da resistência à compressão do concreto.

III) A resistência característica do concreto à compressão (fck), que é a resistência adotada para fins de cálculo, onde se admite a probabilidade da ocorrência de apenas 5% de resistência à compressão menor do que ela.

IV) A resistência à tração simples equivale, aproximadamente, à quinta parte da resistência à compressão do concreto.

V) a resistência à tração na flexão equivale à quinta parte da resistência à compressão do concreto.

Quanto às afirmações acima:


As afirmações I, II e III estão corretas
As afirmações I, III e V estão corretas
As afirmações II e V estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações I, IV e V estão corretas

Os aditivos que trazem flexibilidade no tempo de pega do concreto, aumentando o tempo de trabalhabilidade e acabamento do concreto, sendo adequados para aplicações mais complexas em condições de climas quentes são os do tipo:


R
P
SPA
SP
A
Páginas: 1234567